#Éter

(TODO)


#Etereologia

Aethereology – do inglês ("aether" éter + "sufixo -ology", estudo) → Estudo do éter

(TODO)

Aitereologia é a ciência que estuda o éter e suas propriedades, e como manipulá-lo para diversos fins.

O estudo do éter é uma ciência complexa, que envolve conhecimentos de física, química, biologia e magia. Aitereólogos são, muitas vezes, vistos como excêntricos e loucos, mas também como sábios e poderosos.

O éter pode ser primariamente manipulando quando antes é convertido em uma de duas formas de energia da vida: a energia física chamada de estamina e a energia espiritual chamada de mana.


#Eterligador

Aetherbinder – do inglês ("aether" éter + "binder" ligador) → Aquele que controla o éter

(TODO)

Aetherbinder, ou mais coloquialmente apenas "binder", não é necessariamente um mago, mas alguém que tem a capacidade de manipular o éter, a energia que permeia o mundo, e que é a base de toda a magia. Mesmo um guerreiro tradicional, de armadura, espada e escudo, pode ser um aetherbinder, se ele tiver a capacidade de manipular o éter.

Também são chamados de Aetherbinder aqueles que estudam o éter e suas propriedades, e que buscam entender como ele pode ser manipulado para diversos fins.

Note que um pequeno use de ESTAMINA e/ou MANA não faz de alguém um aetherbinder, já que é esperado de todos os seres vivos que eles utilizem estas duas energias de alguma forma para viverem e seguirem seu dia a dia. Aetherbinders são aqueles que têm a capacidade de manipular o éter de forma significativa, executando feitos que vão além do que é esperado, manobras e feitiços que desafiam a lógica e a razão e movem os limites do que se espera ser a capacidade do corpo humano e da realidade em que vivem.

Existe também uma característica importante para ser um aetherbinder: É preciso ter uma conexão com o éter, uma afinidade com ele, em outras palavras, a alma deste personagem precisa ter um certo nível de evolução e poder, fazendo com que aquele indivíduo não seja mais apenas um ser vivo existindo para comer beber e procriar, mas está neste mundo com uma missão. Esta é uma característica que se nasce com, um Herói não se torna um aliado e um aliado não se torna Herói durante o seu período de vida, esta evolução e regresso acontece no plano astral, entre uma encarnação e outra.

No jogo isso é expresso pelo que chamamos de Heroí, ou seja, um personagem que possui MESA e INVENTÁRIO, diferente dos demais personagens, que são definidos pela sua carta de ALIADO e anexos.

Considera-se que Heróis por volta do nível 2 ou 3 podem começar a ser considerarado um aetherbinder, pois ele já tem cartas de HABILIDADE em seu memento com ESTAMINA e/ou MANA em uma quantidade significativa. Além de dominar certos CONHECIMENTO.

Note que, narrativamente, a maioria dos habitantes do mundo do jogo não são personagens Heroís, mas sim personagens Aliados, e sabem pouco ou nada sobre o éter, ou sobre aetherbinders. E mesmos os heróis em sua grande maioria estão entre os níveis 1 e 5, não sendo necessariamente aetherbinders em todos os casos.

Aqueles que sabem o que é um aetherbinder, e o que ele é capaz de fazer, muitas vezes o temem ou o respeitam. Aetherbinders são vistos como seres fantasticos e perigosos, sendo admirados ou temidos, as vezes são tratados como heróis e maravilhas e as vezes como monstros, heresias ou aberrações.

#Iniciado

Em alguns contextos, aetherbinders são chamados de iniciados, no contexto de terem sido introduzidos e apresentados aos segredos e mistérios do éter, geralmente relacionado a um conhecimento mágico de um grupo específico. Este termo é mais comum em contextos religiosos e místicos.

#Aliados Aetherbinders

Em alguns casos, um aliado pode ser um aetherbinder, mas isso é raro. Alguns aliados conseguem atingir esta capacidade por estarem em um nível de evolução da alma proxímo a de um Herói. Um aliado aetherbinder nunca conseguira atingir os limites que um Herói aetherbinder pode atingir, mas ainda assim, ele pode ser bastante poderoso.

E em casos ainda mais raros, um aliado aetherbinder pode ter um ENTE, estes são chamados de receptáculos. Demonstrando uma evolução da alma próxima a de um Herói.


#Anétero

Aetherless – do inglês ("aether" éter + "less" sem) → Aquele que é sem éter

Termo usado para se referir a um ser que não possui a capacidade de manipular o éter, ou seja, que não é um aetherbinder. A maioria dos seres vivos no mundo do jogo são aetherless, e este é um termo coloquial utilizado na literatura e academia.

#Lodocéfalo

Mudsense – do inglês ("mud" lama + "sense" sentido) → Aquele que não percebe o éter

O mesmo que anétero, porém, este é um termo derrogatório e de conotação pejorativo usado para se referir a um ser que não percebe o éter. É geralmente utilizado por atherebinders elitistas com a intenção de segregar, ofender ou reduzir aqueles que não possuem a capacidade de manipular o éter.

O uso da palavra lama neste contexto, refere-se ao prendimento do indivíduo ao mundo material, no caso, se limitar ao corpo físico e não perceber o corpo espiritual, já que em várias mitologias o corpo físico é feito da lama.


#Nascimento de um Aetherbinder

#Éteronato

Aetherborn – do inglês ("aether" éter + "born" nascer) → Aquele que nasceu no éter

Termo utilizado para ser referir a uma pessoa que nasceu em um ambiente onde o conhecimento do éter é comum, geralmente filho de pais aetherbinders ou de uma comunidade que tem conhecimento do éter. O que permitiu que ele tivesse uma educação e treinamento adequado para se tornar um aetherbinder desde a infância.

#Velonato

Veilborn – do inglês ("veil" véu + "born" nascer) → Aquele que nasceu no véu

Termo utilizado para se referir a uma pessoa que nasceu em um ambiente onde o conhecimento do éter é raro ou inexistente, geralmente filho de pais anéteros ou de uma comunidade que não tem conhecimento do éter. O que fez com que ele não soubesse sobre o éter ou tivesse que descobrir o éter por conta própria, ou por acaso, e teve que aprender a manipulá-lo sem a ajuda de um treinamento adequado.


#Linhas Ley

As linhas lay são chamadas de veias da terra por alguns estudiosos em APOTEOSE, o que faz com que os mesmos chamem o éter de sangue divino ou sangue da terra.


#Rede do Éter

É a rede de mentes, ideias, e pensamentos, multiconectados através do éter que permeia o mundo físico. Toda mente faz parte desta rede. É por estarem todos ligados nela que existe o o inconsciênte coletivo, passado para as pessoas equanto sonham.


#Teografia

(TODO) não apenas como pinturas corporais, mas também como circuitos, geomancia, etc.


#Encruzilhadas

Por serem locais com grande fluxo de pessoas, lê-se almas, existe muita energia passando por ali, isso torna o lugar carregado de éter assim com ouma ferida da terra. Locais como estes são ótimos para invocar DJINNs.


#Materiais

#Condutores de Éter

Materiais com capacidade de conduzir e fluir éter por sua matéria.
Listados do mais condutivo para o menos condutivo

  1. Ouro, Ouro Branco
  2. Irídio
  3. Oricalco (Liga de aço platinado forjado utilizando fogo dourado)
  4. Cobre, Bronze
  5. Quartzo
  6. Ferro, Aço
  7. Sangue, Tinta Teográfica (Feita com sangue)
  8. (Demais metais e minerais estão tecnicamente empatados)

#Isolantes de Éter

Materiais com capacidade de bloquear e parar éter em sua matéria.
Listados do mais isolante para o menos isolante

  1. Sangue do Dragão (Substância rosácea viscosa artificial feita através de processos de transformação alquímicos avançados utilizando como ingredientes principais mercúrio e sangue vermelho. Também tem propriedades conservantes de matéria orgânica).
  2. Chumbo
  3. Mercúrio (Quando estacionário)
  4. Madeira, Osso

#Armazenadores de Éter

Materiais com capacidade de armazenar e reter éter em sua matéria.
Listados do maior para o menor potencial.

  1. Âmbar (Cristal translúcido alaranjado quebradiço artificial feito através de processos de transformação alquímicos avançados utilizando como ingredientes principais ouro e urina. Também tem propriedades explosivas (liberação de energia etérea armazenada)).
  2. Cristal
  3. Vidro

#Manipuladores de Éter

Materiais capazes de facilitar ou auxiliar significativamente na manipulação do éter e na conversão e utilização de MANA (Éter em sua forma utilizada como catalizador ou alimentador de magia (alterar a realidade))

  1. Mercúrio (Quando em vórtice)
  2. Diamante
  3. Ruby / Safira / Esmeralda / Jade
  4. (Outras gemas preciosas)

#O Vazio

Quando existe apenas éter e mais nada. Não há forma, nem estrutura, nem matéria, nem energia. O vazio é o estado primordial do éter, e é de onde tudo se origina. É o estado de pura potencialidade, onde todas as possibilidades existem simultaneamente.

(É possível levar uma mente para o vazio)

#Arcofluxo


#Contornando Defesas Etéreas

Como a Alma está selada ao corpo, por um selamento simples, são necessários utilizar as mesmas técnicas de violação de selo, com suas devidas adaptações os métodos utilizados para desencarnar, utilizados pelo conhecimento Alma e os métodos para invasão de mentes, utilizados pelo conhecimento Mental, já que a mente é a parcela senciente da alma.

#Força Bruta

Seria testar todas as combinações possíveis de desenhos e metais para descobrir o contrasselo, por razões evidentes este método é impraticável na maioria das vezes.

#Injeção

É o ato de enviar energias para um alvo e esperar que elas desequilibrem o funcionamento interno do seu fluxo de éter, alterando assim as suas medidas de segurança.

#Mago-no-Meio

Semelhante à Farejar, mas neste caso o usuário se coloca no meio de uma comunicação entre duas mentes e intercepta as mensagens viajando de um lado para outro e as altera conforme sua vontade.

#Farejar

É a prática de “ouvir” a rede do éter. O usuário sintoniza sua mente com uma linha etérea próxima, e fica monitorando as energias passando por ali. Esse é considerado um exercício simples.

#Selo

São utilizadas para aprisionar Éter em objetos materiais, incluindo seres vivos. Em teoria a alma nada mais é que um conjunto identidade de éter selado ao corpo e o selo se quebra na hora da morte.

Selamento é considerado a mais complexa e respeitada área da Aitereologia, seus membros acabaram formando uma casta segregacionista no meio acadêmico.

Metaforicamente falando, um selo etéreo é como uma tranca, que pode ou não ter uma chave, chamada de contrasselo. Ao ser arquitetado, um selo é pensado para ser o mais difícil possível de ser arrombado. Assim como na engenharia de fechaduras, os selamentos possuem técnicas padronizadas de construção, assim como técnicas conhecidas de violação. Essas técnicas de violação também fazem parte do Conhecimento Selamento, ou seja, os melhores quebradores de selos são também criadores de selos.

Esse conhecimento é muito importante, pois como o Éter pode atravessar o espaço-tempo pelo seu próprio plano, esta é a única forma conhecida de impedir que matéria física seja influenciada por energias etéreas.

Selamentos não costumam precisar de mais que 1 ou 2 PM para serem ativados (Esse PM pago para ativar é chamado de Gatilho), o éter é obtido e manipulado pelo ritual em si, ou seja, a arquitetura e os materiais utilizados em cada ritual, por este motive a geometria e conhecimento das propriedades mágicas das diferentes matérias é importante para se desenvolver selamentos.

Mecânica

Suas habilidades são em maioria dos tipos Ritual, geralmente são sistemas de proteção contra ameaças etéreas, ou formas de capturar éter.

#Realizando um Selamento

Um selamento é composto por dois elementos, uma geometria e um metal alquímico, específico para cada situação e definido pela Habilidade. O selamento é iniciado por uma Ignição.

Como todo ritual, requer alguns turnos de preparação para poder ser executado, onde o usuário irá construir a parte física do selamento.

O metal, deve ser colocado ao centro, e a forma geométrica deve ser desenhada ao redor. A forma ou modelagem do metal em si não é importante, desde que ele seja relativamente puro ou reminado e maior que um limão.

É nas linhas do desenho que o éter irá correr e agir com o metal para realizar a função especificada, por este motivo, estas linhas devem ser feitas utilizando um material condutor, tinta teográfica e sangue são comumente utilizados, mas, qualquer outro condutor, e combinações de condutores, também podem ser usadas, porém isso costuma afetar a eficiência.

O tamanho do desenho costuma ser definido pela Habilidade, quando isto não acontece, significa que um desenho de aproximadamente 20cm de diâmetro é o suficiente, e qualquer aumento nisso não tem alteração de resultado.

#Quebrando um Selamento

Para quebrar um selamento, é necessário primeiro descobrir seu metal e sua geometria, então basta realizar o mesmo ritual, relativamente no mesmo local, invertendo o metal que aponta para ele conforme o diagrama.

Cada metal tem uma função específica nesta área.

Se não for possível descobrir como o selamento foi executado, ainda existem maneira de contornar esse problema e quebrar o selamento, e é aqui que as coisas ficam complicadas, veja o final deste capítulo para saber mais.