#
Cartas
Assim como está no nome, as cartas são a base do jogo de APOTHEOSIS, personages e eventos são construídos a partir delas. Cada carta possui um conjunto de informações que são utilizadas para dar função e significado ao jogo.
No decorrer da partida, os jogadores coletam cartas para construir seus personagens e progredir no objetivo.
São utilizados sete naipes de cartas com funções e mecânicas próprias, divididos em dois grupos, que também podem ser identificados pelo layout em que estão dispostos as informações na carta.
- Cartas de Ficha
-
São utilizadas para representar características intrínsecas do personagem, como sua origem e ocupação.
- Cartas de Recurso
-
ITEM | HABILIDADE | ALIADO | EVENTO
São utilizadas para representar elementos que auxiliam o personagem em sua jornada, como objetos e capacidades.
Requerimento: Estas cartas possuem um requerimento de nível mínimo de CONHECIMENTO, que um Herói precisa ter para baixá-la para a sua MESA
#
Efeito
O efeito de uma carta é um texto que descreve sua função e mecânica, explicando como jogá-la e aplicá-la durante a partida. A função do efeito é conferir habilidades adicionais à carta, comumente extrapolando as regras do jogo e permitindo interações mais complexas em busca de uma vantagem estratégica.
Cada personagem pode utilizar e ativar apenas suas próprias cartas, e apenas durante o seu próprio turno. Certas cartas, porém, especificam que podem ou devem ser ativadas como resposta à uma jogada ou situação de jogo, e neste caso, elas são ativadas durante o turno de outros personagem também.
O efeito de cada carta está disponível para o jogador de duas formas.
#
Passivo
São efeitos aplicados automaticamente de forma permanente, isso significa que este efeito dura enquanto esta carta estiver em jogo, logo, esta carta não é ativada, seu efeito é aplicado instantaneamente a partir do momento em que esta carta é colocada na MESA.
#
Ativo
Efeitos que precisam ser ativados manualmente pelo jogador ou por uma condição automática, geralmente com um custo associado.
Para identificar uma carta que pode ser ativada, ela precisa possuir uma das seguintes características:
Ex.: Se um efeito diz algo como "você pode descarte esta carta para...", "Se sua VIDA estiver abaixo de 5, você pode...", "No início do seu turno você pode..." e "Durante o turno de qualquer personagem, você pode...", são efeitos ativados manualmente pelo jogador, verificando ou não uma condição limitadora.
Ex.: Efeitos na forma "quando um personagem for atacado você deve...", "Se você sofrer DANO descarte uma carta." e "No início do seu turno perca 1 de VIDA.", são exemplos de efeitos ativados em resposta a uma situação que foi atendida.
Ex.: Se um efeito especifica uma ação que não pode ser realizada, aquela carta não pode ser ativada. Observe que é imperativo que o efeito de uma carta possa ser executado em sua completude. Por exemplo, se uma carta diz algo como "depois de resolver este efeito, descarte uma carta do seu INVENTÁRIO", e aquele personagem não tem nenhuma carta no INVENTÁRIO então este efeito não pode nem mesmo ser iniciado.
Extraordinariamente, se o efeito era possível no momento da ativação da carta, mas as condições mudaram durante a resolução do efeito, o efeito ainda é considerado válido e deve ser resolvido, sendo ignorando a partir da parte que não podem mais ser aplicadas. Por exemplo, se o efeito diz algo como "depois de resolver este efeito, se você não tiver cartas no INVENTÁRIO, descarte uma carta do seu MESA" e o jogador não tinha cartas no INVENTÁRIO quando ativou a carta, mas durante a resolução do efeito algo adicionou uma carta ao seu INVENTÁRIO, ele não precisa mais descartar uma carta da MESA.
Em outro exemplo, se o efeito diz algo como "depois de resolver este efeito, se você não tiver cartas no INVENTÁRIO, descarte uma carta do seu MESA" e o jogador não tinha cartas no INVENTÁRIO quando ativou a carta, mas durante a resolução do efeito ficou também sem cartas na sua MESA, ele não pode mais cumprir todas as condições de efeito, o que já foi feito é mantido, mas a restante do efeito não é ignorado.
Quando você ativar uma carta durante o turno de outro personagem, e esta carta possuir um custo em AÇÃO, você deve pagar este custo com os pontos que receberia no seu próximo turno, começando o turno com aquela quantidade a menos de AÇÃO. Se você não tiver AÇÃO suficientes para pagar o custo, continue "emprestando" pontos de turnos futuros até que a carta esteja paga. Se você já tiver gastado todos os pontos do seu próximo turno, você não pode ativar aquela carta.
Observe que, todo efeito ativado manualmente ou quando o jogador pode decidir se irá ativar, é um efeito ativo, mesmo que exista uma condição para ativação ou que a ativação seja permitida apenas como resposta a uma situação de jogo.
O que difere um efeito passivos de um ativo automático é que o efeito passivo é aplicado instantaneamente ao ser colocado em jogo e permanece afetando-o durante todo o tempo em que esta carta estiver em jogo, enquanto o efeito ativo automático é ativado em resposta a uma situação específica.
#
Propriedades
São palavras-chave no canto inferior direito da carta e podem ser identificadas pelo ícone de um quadrado da mesma cor do naipe da carta .
As propriedades não tem função por sí só, mas podem ser utilizadas para interações entre cartas. Sendo geralmente mencionadas no efeito uma carta que interage com outras cartas com determinada propriedade.
#
Raridade
A raridade de uma carta é indicada por uma barra colorida no canto inferior esquerdo. Ela influencia na qualidade da carta, geralmente com um efeito ou status melhores.
Também é utilizada para determinar o tipo de apoteose realizado por um Herói, e em certos formatos de jogo, a raridade é utilizada para determinar a quantidade de cartas que podem ser incluídas.
- COMUM
- INCOMUM
- RARA
- ÉPICA
- LENDÁRIA
#
Coleção
O nome da coleção é exibido no canto inferior esquerdo da carta ao lado da barra de raridade, indicando a origem e temática do conjunto de cartas ao qual ela pertence.
Por padrão as coleções não influenciam diretamente nas regras do jogo, mas podem ser utilizadas para limitar o uso de cartas em formatos específicos.
#
Ilustração
A ilustração da carta é o desenho que a representa, sendo a parte mais visual e estética da carta e tem como objetivo representar o tema, além de transmitir a atmosfera e a narrativa da carta.
#
Full Art
Algumas cartas possuem a arte estendida, que cobre toda a extensão da carta, sem bordas ou molduras. Este estilo de arte é utilizado para destacar a ilustração bem como apresentar um estética diferenciada além de adicionar um fator colecionável a mais.
#
Artista
Representado pelo ícone de um pincel , o artista é o responsável pela ilustração da carta. Seu nome é creditado no canto inferior.