# ALIADO

Representa um personagem que auxilia o herói em sua jornada. Pode ser desde um companheiro de batalha, um animal de estimação, um servo, um espírito, um ser etéreo ou qualquer outro ser vivo animado que possa ajudar o herói.

São personagens humanos, animais ou evocações. Diferente de um Herói, cujas características, conhecimentos, e habilidades são uma composição de várias cartas, os ALIADO são personagens definidos inteiramente por uma única carta que contém todas as informações necessárias para sua utilização, não possuindo MESA e INVENTÁRIO, mas sim, sendo um NPC controlado pelo Cartomante ou parte da MESA de um Herói.

  1. Tipo

  2. Caminho

  3. Valor em Vontade

  4. Nível e Conhecimentos

  5. Atributos Base: Bônus passivo imediato providos por esta carta

  6. Tipos de Anexos: Texto do efeito desta carta

  7. Técnicas: Texto do efeito deste movimento carta

  8. Efeito: Texto do efeito desta carta


# Caminho

Um ALIADO pode ou não pertencer a um caminho, que é uma linha de evolução. O caminho é representado por um ícone de uma peça de dominó, que é o mesmo para todas as cartas daquele caminho.

Os 20 caminhos são:

Caminho HUMANO CRIATURA e EVOCAÇÃO
 Magos, feiticeiros, bruxas Fantásticos
 Estudiosos, pesquisadores, cientistas, alquimistas Humanoides
 Herbalistas, druidas, xamãs, curandeiros Sintéticos
 Guerreiros, espadachins Quimeras
 Religiosos, sacerdotes, clérigos Marinhos
 Arqueiros, pistoleiros, atiradores Insetos
 Militares, mercenários, policias, soldados Anfíbios
 Bárbaros, selvagens, domadores, párias Feras
 Eremitas, andarilhos, buscadores, filósofos Pássaros
 Comerciantes, jogadores, trapaceiros, mercadores Mecanizados
 Trabalhadores, profissionais, artesãos, ferreiros Primatas
 Caçadores, armadilheiros, rastreadores, batedores Roedores
 Ladrões, assassinos, espiões Felinos
 Artistas, bardos, músicos, dançarinos Peixes
 Ocultistas, cultistas, necromantes Dragões
 Brigões, lutadores Répteis
 Aventureiros, exploradores, caçadores de tesouros Crustáceos
 Mentalistas, ilusionistas, hipnólogos Canídeos
 Cavaleiros, heróis Equinos
 Vasculhadores, sobreviventes, desajustados Lendários

# Recrutar

Ao custo de 2 de AÇÃO, esta carta pode ser baixada para um espaço disponível de SUPORTE na MESA do Herói.


# Abandonar

Ao custo de 2 de AÇÃO, esta carta pode ser enviada do SUPORTE para o INVENTÁRIO do Herói.


# Evoluir

Este é o processo de trocar uma carta de ALIADO em seu SUPORTE por outra de nível superior e mesmo caminho.

A qualquer momento do turno de um personagem ALIADO que esteja na MESA de um Herói, mesmo que em combate ou quando ele não tem acesso ao BESTIÁRIO, ele pode sacrificar o seu turno e descartar 3 de XP, para selecionar uma carta de ALIADO do BESTIÁRIO de nível imediatamente superior ao seu e de mesmo caminho, observando se o seu Herói possuí o CONHECIMENTO e nível necessário para baixar aquela carta, bem como outros requerimentos, se houverem.

Enterre então a carta de ALIADO, substituindo-a ela pela nova carta, que herda seus anexos e contadores.


# Anexos

Um ALIADO pode ter até 5 cartas anexadas a ele. Esse limite não pode ser excedido, nem mesmo por efeito de carta.

Durante o turno do Herói, ele pode anexar e/ou desanexar cartas do seu INVENTÁRIO a um de seus ALIADO em uma casa adjacente.

# Tipos de Anexo

Os tipos de anexos marcam características desejadas de cartas anexadas àquele ALIADO. As cartas anexadas não precisam ter esta característica, mas se tiverem, desbloqueiam técnicas em sua carta.

A característica listada abrange basicamente qualquer elemento de uma carta, como valores, propriedades, efeitos, etc..


# PAGAMENTO DE CUSTOS

Os ALIADOS podem ser requeridos a pagar certos custos pelo efeito de outras cartas ou mecânica de jogo, como descartar cartas e valores.

Observando que ALIADOS não possuem MESA nem INVENTÁRIO, quando um texto especificar uma ação impossível para um ALIADO, como “descarte do seu INVENTÁRIO” ou “deite 2 de MANA”, o personagem não tem como cumprir aquela exigência, logo, ela deve ser ignorada.

Porém, quando o texto não apresenta uma restrição, por exemplo, “descarte uma carta” ou “descarte pontos de DESTINO”, o ALIADO pode/deve utilizar seus anexos nestes casos. Note que se o custo for obrigatório, o personagem precisa pagar, se for opcional o jogador pode optar.

A mesma consideração deve ser feita quando uma carta é obtida pelo ALIADO, se o texto disser algo como “enviado para o INVENTÁRIO”, o ALIADO não tem como realizar esta ação, mas se o texto apenas diz que a carta é “obtida”, ela pode/deve ser anexada ao aliado, ainda respeitando o limite de anexos.


# MORTE

Quando um ALIADO morrer, sua carta deve ser enterrada no seu respectivo baralho e todas as cartas anexadas devem ser descartadas para a sua respectiva pilha de descarte.

# Morte do Herói

Se o Herói morrer, o jogador deve continuar a batalha utilizando as peças de ALIADOS do tipo HUMANO e/ou CRIATURA que lhe restam no tabuleiro, ignorando quaisquer efeitos dados pelo Herói. Se o Herói possuir ALIADOS do tipo EVOCAÇÃO, eles são desevocados imediatamente.


# TÉCNICA


# TIPO

# Humano

TODO

# Criatura

TODO

# Evocação

TODO

# Evocar

A carta de evocação permanece deitada até que seja evocada e não possui peça no tabuleiro. Para ser evocada, é necessário que o evocador (Herói) selecione uma casa adjacente vazia, e pague 2 de MANA.

Quando evocada, a carta é levantada e a peça do personagem evocação é adicionado na casa do tabuleiro selecionada.

Um ALIADO evocado, é colocado no final da fila de turnos na rodada em que é evocado, na rodada seguinte ele é posicionado na fila de turnos conforme sua PER.

# Desevocar

O evocador pode a qualquer momento do seu turno, desevocar sua evocação, para isto ele anuncia a ação, deita a carta da evocação e remove a peça dela do tabuleiro.

# Morte da Evocação

Diferente de outros personagens, quando uma evocação morre, ela é desevocada (sua carta é deitada) e sua peça é removida do tabuleiro, não deixando corpo, se ela possuir cartas anexadas, elas não devem ser descartadas. Quando desevocada dessa forma, ela não pode ser evocada novamente até o final da batalha.