#Ente
Entes são manifestações de energia pura, que habitam o universo e pelo acumulo, se tornam almas sem corpo ou consciência. Eles podem ser incorporados e adormecidos dentro do corpo de um personagem. Quando despertados pelo personagem, causam uma transformação do seu corpo, que concede poderes e habilidades especiais.
A energia que quando aglomerada em um único ponto, se torna um ente, pode ser de qualquer natureza, como pensamentos, desejos, sentimentos, elementos, forças naturais, crenças, ideias, etc.
As cartas de ENTE aplicam transformações no personagem, alterando seus atributos e habilidades, o que as tornam uma vantagem estratégica.
O personagem (receptáculo) pode incorporar, estas formas de energia e dominá-las. Cada corpo humano pode abrigar apenas um ENTE por vez. Ele se mantém adormecido (carta deitada) e pode ser despertado (carta levantada) a qualquer momento, pelo receptáculo. Quando despertado, o corpo do receptáculo é transformado pelo ENTE.

Bônus de Atributo: Valores adicionados aos Atributos do personagem quando este ENTE está desperto.
Tipo: Ícone e nome do tipo deste ENTE, definido pelo nível da carta
Nível da Carta: Equivalente ao seu tipo. Pode ser ESPÍRITO➜1, DEIDADE➜2 ou DEUS➜3
Efeito: Texto do efeito desta carta, disponível apenas quando o ENTE está desperto
#Incorporar
Cada tipo de ENTE possui um requerimento mínimo de nível para ser incorporado pelo personagem. Quanto mais poderoso o ente, mais preparo físico, mental e espiritual, o receptáculo precisa. Este requerimento deve sempre ser considerado, mesmo que o ente seja adicionado ao personagem por efeito de carta ou qualquer outra mecânica de jogo.
Para incorporar, é necessário que o espaço de ENTE na FICHA esteja disponível e o personagem esteja em uma local de FERIDA que permita o acesso a carta desejada. Você deve selecionar uma carta, sacrificar o seu turno e enterrar 5 cartas de recurso do mesmo nível que o ENTE selecionado. Baixe a carta, deitada, em sua FICHA.
Quando um DEUS é incorporado, dá-se o nome de apoteose.
#Despertar
Para despertar seu ENTE (levantar usa carta), o personagem deve pagar 2 de ESTAMINA e/ou MANA.
Quando o ente estiver desperto, no início de cada um de seus turnos, o personagem pode pagar 2 de ESTAMINA e/ou MANA, caso contrário, o ente adormece.
Quando o ENTE está desperto, sua carta deve ser levantada e o personagem recebe o bônus de atributo indicado na carta, bem como o seu efeito passa a ser considerado.
O ENTE não pode ser adormecido no mesmo turno em que ele foi despertado, a não ser por efeito de carta.
#Adormecer
Quando o ente está adormecido, sua carta está deitada e seus bônus e efeitos não são mais considerados.
O jogador pode adormecer seu ENTE a qualquer momento de seu turno. Para isso, basta deitar a carta de ENTE.
O ENTE não pode ser despertado no mesmo turno em que ele foi adormecido, a não ser por efeito de carta.
#Liberar
Para remover a carta de ENTE de sua FICHA, o personagem pode sacrificar seu turno e enterrar sua carta de ENTE.
#Ritual de Apoteose
É chamado de Apoteose, o processo de incorporar um ente de nível deus. Porém, os eterligadores costumam dividir a apoteose em dois tipos
#Pequena Apoteose
Ou Falsa Apoteose, é realizado ao incorporar um deus de grau menor, de menor poder ou relevância. Geralmente deuses jovens, ligados a eventos específicos ou ações.
Em mecânicas de jogo, é quando o ENTE é de nível 3 (DEUS), e a raridade de sua carta é ÉPICA ou inferior.
#Grande Apoteose
Ou Apoteose Verdadeira, é realizado ao incorporar um deus de grau elevado, de grande poder e relevância. Geralmente deuses antigos, ligados aos primórdios da criação.
Em mecânicas de jogo, é quando o ENTE é de nível 3 (DEUS), e a raridade de sua carta é LENDÁRIA.