#
Curiosidades
Informações inúteis, para nerds com muito tempo livre.
#
Correlação com o Hermetismo
APOTEOSE CARD GAME é largamente baseado em baralhos de tarot, na jornada do herói, e em conceitos herméticos e assuntos relacionados. Vários componentes do jogo, inclusive regras, tentam representar ou fazer referência a estes temas
#
Nome
O nome do jogo, APOTEOSE, é uma referência ao conceito de apoteose, que é a elevação de um ser humano à condição de divindade, ou a elevação de um ser humano a um nível superior de existência.
Este conceito é comum em várias religiões e mitologias, e é um dos temas centrais do jogo na forma da evolução de um personagem simples, que começa como um tolo (carta de casa) e se torna um ser divino (carta de ente deus).
Este processo segue a ideia da Jornada do Herói onde a partir do tolo (casa) ele segue um caminho de arcanos maiores (classes) enquanto trabalha os 4 elementos dos arcanos menores (cartas de recurso) até a apoteose (ente deus).
#
Logo
O logotipo do jogo é uma flor da vida, um símbolo geométrico que representa a criação do universo, e é um dos símbolos mais antigos e universais.
Este símbolo foi escolhido para representar o jogo por sua relação com a criação, a vida e a perfeição, e por sua relação com a árvore da vida, um dos símbolos mais importantes da cabala, e em última instância, com a apoteose.
#
Naipes
Os 7 naipes do jogo são uma referência aos arcanos do tarô.
#
Cartas de Ficha
Arcanos Maiores
#
Cartas de Recurso
Arcanos Menores
warning
Note também que cada naipe utiliza uma das cores do arco-íris, porém, não são uma referência direta aos sete chakras.
#
Conhecimentos
#
Baixa Etereologia
Números
#
Alta Etereologia
Corte
#
Atributos
Os sete atributos do jogo são uma referência aos sete corpos celeste da astrologia tradicional.
#
Caminhos
As 3 cartas de classe de cada personagem fazem alusões às clássicas tiradas de 3 arcanos maiores do tarô.
#
Sistema de 4 Níveis
Na maioria dos naipes existem 3 níveis internos, eles fazem alusão a de domínio e entendimento do Iniciado naquele assunto (PaRDeS).
#
Cores de Essência
As 5 cores de essência são alusões aos Tatwa.
#
Heróis X Companheiros Humanos
Existe uma diferença fundamental entre heróis e companheiros humanos no jogo baseado em filosofias herméticas e esotéricas. Por este motivo, existem dois tipos de humanos no jogo: Heróis e HUMANO.
#
Herói
Um herói é um personagem que está em uma jornada de autodescoberta e evolução, seguindo a jornada do herói. Ele é um personagem que busca a apoteose, ou seja, a elevação a um nível superior de existência. Os heróis são personagens jogáveis, que podem ser controlados pelos jogadores e que possuem habilidades e poderes especiais. Eles são os protagonistas da história, e sua jornada é o foco do jogo.
Simbolicamente, o fato de um Herói ser um personagem jogável representa a ideia de que este personagem pode ser animado pelo sopro divino e, portanto, receber uma alma e ter uma consciência própria. Isso significa que o herói é um personagem que pode evoluir, aprender e crescer ao longo do jogo de formas mais complexas e avançadas que um companheiro, e que sua jornada é uma representação da jornada espiritual do jogador naquela casca.
Observe que, construir um Herói, significa combinar cartas de Casa (O Tolo / início da jornada), Classe (arcanos maiores / caminhos na árvore da vida) e Ente (completude / final), complementando essa construção com cartas de Recurso (arcanos menores / características). Essa construção simboliza de forma simplificada uma jornada do herói.
#
Companheiro Humano
Companheiros humanos, bem como outros tipos de companheiros, por sua vez, representam seres vivos, animados, porém sem consciência desenvolvida, ou seja, não possuem alma ou sua alma e consciência estão em ume estágio muito inicial. Eles não estão em uma jornada de autodescoberta e evolução, são apenas coadjuvantes que acompanham a jornada.
Simbolicamente, eles são aquelas pessoas com baixa consciência, ou que apenas seguem o fluxo da vida, como zumbis espirituais.
Isso pode ser notado pelo seu comportamento de seguidor. Um companheiro segue e obedece um herói, bem como age de forma programada e mecânica. Companheiros não possuem mesa, e não podem evoluir ou aprender como um herói pois não possuem capacidades espirituais ou consciência desenvolvida o suficiente, estando alguns, em estágios evolutivos mais avançados do que outros.
Isso é representado pelo fato de que um companheiro pode receber apenas 5 cartas de Recurso anexadas e evoluir para uma carta de caminho igual e nível superior, demonstrando as limitações deste nível de existência.
#
Universo Simulado
(TODO)
Universo = Hardware
Éter = Assembly
Magia = C/C++