# Diretrizes

As diretrizes são regras gerais que devem ser seguidas para garantir que o jogo seja justo e divertido para todos os jogadores. Elas são a base para a resolução de conflitos e dúvidas que possam surgir durante o jogo.

Estas regras e mecânicas são aplicáveis a todas as situações do jogo, e devem ser seguidas sempre que possível, a não ser quando uma regra mais específica ou um efeito de carta disser o contrário.


# Siga o Texto

A combinação de texto e mecânica diz tudo o que você precisa saber, não é preciso adicionar regras. Esteja atento ao texto, se ele explicita que você “deve fazer algo”, aquilo é obrigatório, por outro lado, se ele diz que você “pode fazer algo”, ele está lhe dando uma opção, e assim por diante.


# Dados

Inúmeras ações no jogo são resolvidas através da rolagem de dados, includindo testes, ataques, efeitos, entre outros.

Os dados utilizados são de seis faces, representados pela sigla D6. Em alguns casos, serão necessários dados com menos faces, então o dado de seis faces deve ser tratado da seguinte forma:

D6  D3  D2 
Role o dado de 6 faces e utilize o número obtido como resultado. Considera-se o dado de 6 faces como um dado de 3 faces:
• 1 e 2 = 1
• 3 e 4 = 2
• 5 e 6 = 3
Considera-se o dado de 6 faces como um dado de 2 faces:
• 1, 2 e 3 = 1
• 4, 5 e 6 = 2

# Rolagem Perfeita (Perfect Roll)

É quando o valor natural obtido no dado principal é 6

# Quem Rola os Dados

Quando uma mecânica de jogo determinar a rolagem de dados, o jogador que rola os dados é sempre o jogador que desencadeou a mecânica.

Quando uma carta determinar a rolagem de dados, o jogador que rola os dados é sempre o jogador que tem posse da carta no momento de sua ativação.

# Tipos de Dados

# Dado Principal

Do conjunto de dados rolados, um deles deve ser distinto dos demais, seja por ser rolado antes de todos ou por ter uma aparência que o diferencie. Este é chamado de dado principal e ele é utilizado para determinar se ouve uma rolagem perfeita naquela ação (obter um 6 natural no valor do dado), garantindo assim que indiferente do número de dados rolados, a chance de se obter uma rolagem crítica é sempre 1 em 6.

# Dados Secundários

São todos os demais dados em uma rolagem de dados que não sejam o dado principal, nem sejam dados extras obtidos por um rolagem crítica

# Dados Extras

Quando o valor obtido no dado principal for um 6 natura, o jogador deve rolar 1d3 adicional. Se o valor obtido neste 1d3 também for um 6 natura (já que são sempre utilizados dados de 6 faces) o jogador deve continuar rolando 1d3 adicional até quebrar a sequência, o adicionar ao valor obtido netes 1d3 ao total da rolagem.

# Dado Aleatório

Em alguns casos pode ser solicitado a rolagem de Dados Aleatórios, isso significa que o jogador deve rolar os dados solicitados e ignorar quaisquer bônus e efeitos de carta que afetem a rolagem de dados e considerar apenas o valor obtido no dado.

Estes dados também não compartilham das características da carta ou mecânica que os solicitou.

Rolagens aleatórias seguem a mesma estrutura de conjunto de dados, tendo um dado principal, secundários e extras.


# Bônus

Quando um número é apresentado na forma +X ou -X, isso indica que se trata de um bônus. Por exemplo:

DANO = FOR + 3 + 

FOR é o valor base que recebe os bônus.

Tanto o valor 3 quanto o valor (1D6) são bônus adicionados a este DANO.

Efeito: +2 em testes de
O valor +2 é um bônus adicionado ao valor que obtiver em um teste cujo conhecimento seja .

# Valor Mínimo

Toda operação matemática que resultar em um valor igual ou inferior a zero, deve ser considerado como tendo resultado igual a 1, a não ser que existe uma regra específica que diga o contrário.

Portanto, não é possível que um personagem tenha um atributo com valor zero ou negativo, por exemplo.


# Divisão e Arredondamento

Toda divisão que tiver como resultado um valor fracionado, deve ser arredondado para baixo, de forma a utilizar sempre números inteiros.


# Individualidade

Ninguém pode jogar o turno de um jogador por ele. Cada um deve agir por conta própria, se um jogador quer a opinião de outro antes de agir, seus personagens precisam conversar e não os jogadores. Personifiquem os personagens e interpretem-os.


# Regra de Ouro

Os jogadores, a qualquer momento, podem se sentir livres para alterar, remover, adaptar ou adicionar qualquer regra que lhes parece conveniente ou inconveniente conforme sua vontade, desde que em comum acordo.


# Abstração

Algumas vezes as regras do jogo podem entrar em conflito com a forma com que os fatos deveriam acontecer. Lembre-se, isso é um jogo e não um simulador, siga as regras sempre que possível, se as regras entrarem em conflito com a lógica, é preferível seguir as regras.

Observe que durante o jogo, são feitas inúmeras abstrações narrativas. O dia a dia do personagem e o que acontece entre as cenas relevantes não é jogado. Essas abstrações são necessárias para manter o jogo fluindo e interessante. Não se prenda a elas, se algo não fizer sentido, ignore e siga em frente.

A não ser que seja relevante para uma determinada cena, não é necessário se preocupar com situação cotidianas como refeições, banho, sono, banheiro, intimidades, etc., considere que estes eventos aconteceram, assim como inúmeros outros eventos que não são jogados. O personagem está vivendo e tendo experiências extras além do que é apresentado.

Por exemplo:

  • Quando o personagem está viajando, considere que ele fez paradas para descanso, alimentação, etc., ele conheceu pessoas, viu coisas, interagiu com o ambiente, etc.
  • Quando o personagem realiza um teste, considere que ele se preparou, pensou, refletiu, etc., bem como houveram outras aprendizado e ações que vão além do resultado final do teste.
  • A mudança de classe é uma abstração para representar o crescimento do personagem, considere que ele passou por inúmeras experiências que o levaram a mudar sua visão de mundo e seus objetivos gradualmente, até chegar àquele ponto.
  • Itens quebram, são reparados, recebem manutenção, etc., considere que o personagem cuidou de seus equipamentos e os manteve em boas condições.
  • Companheiros também vivem suas vidas, considere que eles tiveram suas próprias experiências e interações, que os levaram a estar onde estão e a agir como agem. Considere que o Herói alimenta e cuida de seus animais, apara o pelo, limpa, etc.

Estas e inúmeras outras interações e eventos acontecem o tempo todo, e são delas que o personagem tira suas experiências, aprendizados e conhecimentos.

Cada mecânica é uma representação simbólica e praticável de uma situação do mundo real, mas por questões logísticas não são simulações perfeitas. Não se prenda à possível incoerências que possam surgir, o importante é que o jogo seja dinâmico, sem ações cansativas.

Todo jogo faz uso de abstrações e simplificações em prol da diversão, este não é diferente.