#
HABILIDADE
Representam novas capacidades físicas, mentais e espirituais adquiridas por um personagem, conforme ganha experiência de vida, que concedem efeitos e modificadores.
#
Aprender
Ao custo de 2 de AÇÃO, esta carta pode ser baixada para um espaço disponível de MEMENTO na MESA do Herói.
#
Esquecer
Ao custo de 2 de AÇÃO, esta carta pode ser enviada do MEMENTO para o INVENTÁRIO do Herói.
#
ATIVAR
Se uma HABILIDADE em seu MEMENTO, possuir "Custo de AÇÃO", você deve pagar este custo para executar seu efeito. Em adicional, deve deitar cartas do seu MEMENTO, cuja soma de suas ESTAMINA e a soma de suas MANA, sejam iguais ou superiores à da carta sendo executada.
LEVENTAR O TROCO: Caso seja deitada uma quantidade superior à necessária, você pode levantar cartas do MEMENTO, cuja soma de suas ESTAMINA e a soma de suas MANA, sejam iguais ou inferiores ao valor extra pago.
Note que a própria carta possui a quantidade de ESTAMINA e MANA que ela requer. Assim, deitar a própria carta já é o suficiente para ativá-la.
Uma HABILIDADE deitada não está de forma alguma "desativada", e pode ser usada normalmente, desde que pagos seus custos. A carta estar deitada, simboliza apenas que os recursos de ESTAMINA e MANA que ela disponibiliza, já foram utilizados.
Ao executar uma HABILIDADE, o jogador deve verificar se o efeito deve ser usado neste momento e se a HABILIDADE possui um ALCANCE. O que significa que ele deve selecionar um alvo no tabuleiro, que esteja dentro desse limite. Se a HABILIDADE também possuir um DANO, o alvo recebe este DANO.
#
LIGNUM
É um conjunto de cartas de HABILIDADE interligadas. Você pode identificá-las pela presença do nome do LIGNUM antes do nome da carta, separados por um | (Barra Vertical).
Um espaço do MEMENTO pode conter até 3 cartas de um mesmo LIGNUM. É possível ter cartas de LIGNUM diferentes no MEMENTO, ocupando espaços diferentes, porém a soma de suas cartas de LIGNUM não pode ser superior a 9.
#
Essência
(TODO) Cada carta de LIGNUM possui uma essência, que é representada por uma cor. A essência de uma carta de LIGNUM é a mesma para todas as cartas do mesmo LIGNUM.
LIGNUM utiliza MANA de cor diferente à incolor. Quando regras ou efeitos se referirem à MANA, estão falando de forma abrangente, incluindo tanto a incolor, quanto a colorida. Porém para executar HABILIDADE com custo em MANA colorida, é preciso deitar aquela quantidade, daquela cor.
Observe que a colorida também pode ser tratada como incolor, mas o inverso não é válido. Portando, recuperação de MANA, por exemplo, recupera qualquer cor de MANA, mas para executar uma HABILIDADE com custo em MANA colorida, é preciso deitar aquela quantidade, daquela cor.
Quando você puder “levantar troco”, o troco deve ser da mesma cor ou incolor.
AMARELA VERMELHA AZUL BRANCA PRETA
...
- MANA (INCOLOR)